Selar as cutículas do cabelo. O que é, e para que serve?

Sempre falo nos posts, principalmente nos que falam sobre hidratação e tratamentos capilares, que sempre tem que selar as cutículas.
 
Mas nem todas sabem o que é e como fazer. Bora aprender?

Quando fazemos químicas, ou usamos muito shampoo, o cabelo muitas vezes fica poroso, parecendo uma palha. Perde o brilho, fica sem movimento, e muitas vezes nem adianta hidratar.
 
Na verdade adianta no dia, mas na próxima lavagem o cabelo já volta a ficar feio. Provavelmente suas cutículas estão abertas e o PH do cabelo deve estar acima do 7, e por isso nenhum produto permanece nos fios. Entenda o pH do seu cabelo!
 
Nesses casosSelar os fios é a salvação: selar é um tratamento que recupera a estrutura do cabelo, protegendo das agressões externas e fecha as cutículas.

 
Existem vários tipo de selagem, desde as feitas em salões, e as que podem ser feitas em casa. Vou falar apenas das caseiras.
 
Um dos tratamentos tem como base produtos com proteínas e queratina que envolvem o cabelo, formando uma camada protetora e duradoura, que protege dos raios solares e das altas temperaturas dos secadores, deixando-os resistentes, com muito brilho e com menos frizz.
 
Outro truque que ajuda e muito a selar os fios, e já é um queridinho de muitas mulheres é o Vinagre de maçã. Mas vinagre no cabelo? Isso mesmo, por ele ter um PH entre 2.5 e 2,9, super baixo, se usá-lo na última enxaguada, ele vai baixar o PH do cabelo.

O vinagre vai selar essas cutículas, diminuindo a porosidade, a aspereza, trazendo o brilho e a maciez de volta aos fios. Mas use de vez em quando, e não em todas as lavagens. Eu uso 1 vez por semana, uma medida de água para uma de vinagre. (Falei tudo sobre vinagre de maçã aqui)
Finalizar a lavagem do cabelo com condicionador ajuda e muito a selar as cutículas , aliás a função deles é essa mesma, fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. Se usar um condicionador com um PH abaixo de 4 melhor ainda. E quando aplicar de preferência enluve os fios: veja como enluvar AQUI.
 
Selar, nada mais é que fechar as cutículas dos fios, fazendo com que a hidratação ou outro tratamento permaneça dentro dele.

Beijocas da MC Loira!

Sou a Márcia, cinquentona, paulista, que ama cuidar dos cabelos, adora bichos e plantas. Entrei nesse mundo dos Blogs sem querer, e hoje amo o que faço. Sejam todos bem vindos ao Mulheres Divando e espero que minhas dicas possam ajudar a cada um dos meus leitores. Bjos