Cabelos, Saúde, Tratamentos capilares

Selar as cutículas do cabelo – O que é, e para que serve? Quando fazer?

18 dez 2018 • por Marcia Sales • 0 Comentários

Sempre falo nos posts, principalmente nos que falam sobre hidratação e tratamentos capilares, que sempre tem que Selar as cutículas do cabelo. Mas, vocês sabem porque? Quais os benefícios disso?Bora aprender?

Selar as cutículas do cabelo.
Quando fazemos químicas, ou usamos muito shampoo, o cabelo muitas vezes fica poroso, parecendo uma palha. Perde o brilho, fica sem movimento, e muitas vezes nem adianta hidratar.
Na verdade adianta no dia, mas na próxima lavagem o cabelo já volta a ficar feio. Provavelmente suas cutículas estão abertas e o PH do cabelo deve estar acima do 7, e por isso nenhum produto permanece nos fios.Entenda o pH do seu cabelo!

Selar as cutículas do cabelo – O que é, e para que serve?

Nesses casos Selar os fios é a salvação: selar é um tratamento que recupera a estrutura do cabelo, protegendo das agressões externas e fecha as cutículas.
 
Então. Existem vários tipo de selagem, desde as feitas em salões, e as que podem ser feitas em casa. Aliás, tem que ficar atenta as selagens feitas em salões, pois, muitas vezes é um alisamento e não tratamento. Mas, hoje a dica é de selagens  caseiras as que realmente tratam o fio.
Um dos tratamentos tem como base produtos com proteínas e queratina que envolvem o cabelo, formando uma camada protetora e duradoura, que protege dos raios solares e das altas temperaturas dos secadores, deixando-os resistentes, com muito brilho e com menos frizz.

Selagens caseiras com vinagre ou limão.

 
Outro truque que ajuda e muito a selar os fios, e já é um queridinho de muitas mulheres é o Vinagre de maçã. Mas, vinagre no cabelo? Isso mesmo, por ele ter um PH entre 2.5 e 2,9, super baixo, se usá-lo na última enxaguada, ele vai baixar o PH do cabelo.

vinagre no cabelo
O vinagre vai selar essas cutículas, diminuindo a porosidade, a aspereza, trazendo o brilho e a maciez de volta aos fios. Mas use de vez em quando, e não em todas as lavagens. Eu uso 1 vez por semana, uma medida de água para uma de vinagre. (Falei tudo sobre vinagre de maçã aqui)

Como usar limão para selar o fio.

Além do vinagre outro truque que gosto muito é usar o limão. Basta uma colhe de sobremesa de suco de limão misturado no condicionador na hora de usar ta? Nunca misture antes e deixa isso pronto. Deixei uns 3 minutos no fio, enxague e pronto. Tem o passo a passo AQUI.
Finalizar a lavagem do cabelo com condicionador ajuda e muito a selar as cutículas , aliás a função deles é essa mesma, fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo. Se usar um condicionador com um PH abaixo de 4 melhor ainda. E quando aplicar de preferência enluve os fios:veja como enluvar AQUI.
 
Selar, nada mais é que fechar as cutículas dos fios, fazendo com que a hidratação ou outro tratamento permaneça dentro dele. Mas, às vezes é preciso selar antes mesmo do tratamento, no caso dos cabelos porosos ou muito elásticos. AQUI explico qual o momento certo de selar o fio, antes, ou depois dos tratamentos. 

Beijocas!

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo