Saúde, Tratamentos capilares

Dossiê dos produtos. Parabenos e Outros Conservantes. Mocinhos ou Vilões?

29 out 2013 • por Marcia Sales • 0 Comentários
Ultimamente todo mundo anda reparando mais nos componentes dos produtos cosméticos , e entre os mais criticados estão os Parabenos.  Mas você sabe o que é, e para que servem?
Slide31
 
 
O que é Parabeno? De acordo com a ANVISA parabenos são substâncias empregadas em formulações cosméticas com a finalidade de conservação de produtos, preservando-os de contaminação a micro-organismos, aumentando assim sua tempo de validade.
Mas porque se fala tão mal dos parabenos? Em alguns estudos, descobriu-se que eles podem estar causando distúrbios endócrinos e até câncer. A partir disso, os fabricantes tiveram que optar por outros conservantes, pois muitos consumidores pararam de comprar produtos com esse componente.
Podem reparar que alguns produtos tem escrito no rótulo “paraben free”.
Pois bem, os que retiraram os parabenos da sua formulação substituíram por “phenoxyethano”, que é outro conservante, que além de evitar a formação de microrganismos, também é usado como estabilizador nas fragrâncias.
frascos-laboratorio
Mas isso foi como trocar seis por meia dúzia. Pois o phenoxyethano, além de causar alergias, a curto e longo prazo pode afetar o sistema nervoso.
Outros conservantes bastante vistos nas composições de cosméticos são:
Benzyl alcohol (álcool benzílico). O álcool benzílico pode causar alergia, ressecamento da pele e danos através dos radicais livres.
Sodium Benzoate: mesmo sendo relativamente seguro, quando misturado a Vitamina C ou E produz Benzeno, que é cancerígeno. Pior ainda, ele aumenta os radicais livres, acelerando  o envelhecimento celular.
Conservantes que podem conter ou liberar formol que é altamente cancerígeno: DMDM hydantoin (shampoos e condicionadores), Imidazolidinyl urea (hidratantes e sombras), Quaternium 15 (sombra e base) e Diazolidinyl urea (hidratantes, shampoos e condicionadores). Não em todos, mas geralmente são encontrados nesse produtos citados acima.
2d7794f5a3345c7d9d75154b9d9c4b9b
Complicado né meninas, afinal usamos esses produtos quase todos os dias, consequentemente, estamos nos contaminando diariamente. Dá até medo.
Por isso a importância de criar o hábito de ler os rótulos. Nem sempre dá para escolher produtos livres de tudo isso, ou de outros componentes que possam causar danos à nossa saúde. Mas podemos diminuir o uso deles.
Tá então qual produto escolher? Se puderem dar preferência aos produtos que usem como conservantes óleos essências, sorbato de potássio, que são fungicidas e bactericidas, ou Vitamina E e C que são antioxidantes e ajudam na conservação do produtos, será bem melhor para a nossa saúde.
Beijocas! MC Loira.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo