Saúde

Você sabia Que a Fumaça do Cigarro Afeta a Saúde dos Bichos de Estimação?

25 set 2013 • por Marcia Sales • 0 Comentários
Pois é o cigarro faz mal também para os nossos bichinhos, cães, gatos e até passarinhos, mas é lógico que não é que eles não devam fumar rs, aliás nunca vi bicho fumando, mas o que faz mal é a fumaça que o fumante solta, que é mais tóxica que o próprio cigarro.


Mas como isso afeta nossos bichinhos?


Se você fuma perto deles, não tem jeito, eles vão se tornar fumantes passivos, e poderão ter os mesmo problemas de saúde que nós por inalar a fumaça.

A lista de possíveis doenças é extensa e merece uma atenção especial. Rinite, inflamação na traqueia, asma e bronquite são as mais comuns. Os principais sintomas são tosses e espirros frequentes.
Além disso, pode ocasionar problemas de pele, como coceiras, queda de pelo e feridas, isso pode ser uma reação alérgica a fumaça do cigarro.
Outro efeito da fumaça nos animais de estimação é a antracose, uma lesão pulmonar formada a partir de poluentes do cigarro, que pode virar câncer pulmonar. Em gatos é mais comum o linfoma, doença considerada a aids dos gatos, que acaba com as defesas naturais dos bichinhos, podendo levá-los à morte.
Mesmo sem sintomas, se ele vive em um ambiente de fumantes o certo é fazer um check up anual, com radiografia do tórax para ver o estado dos pulmões dos bichinhos, que se forem de pequeno porte o estrago pode ser ainda maior.
Mas não para por ai, o prejuízo mais imediato para o animal decorrente do fumo passivo é no faro. “Se um cachorro ficar exposto demais à fumaça do cigarro, seu olfato, cerca de 80 vezes mais potente que o do homem, pode ser alterado”.
Ele perde a sensibilidade do faro, e sem sentir cheiro, não sobrevive. No caso do gato, o olfato não é tão eficaz como o do cachorro, mas felinos também dependem dele para viver.
Então, se você ama seus bichinhos, não precisa para de fumar, se bem que seria a melhor escolha para a saúde de ambos, apenas evite fumar em ambientes fechados onde eles estejam.
Quem ama cuida!
Beijos! MC Loira.

Comentários do Facebook

Comente Aqui

Posts Anterior
Próximo Post
Topo